quarta-feira, 21 de julho de 2021

HOJE, UMA NOVA ETAPA - Gonzaga Matos


 






A data de hoje, em razão de um evento especial que a cerca, leva-me para um momento distante de minha vida. Estava naquela fase gostosa da infância, descobrindo novos caminhos. Ali no beabá, soletrando as placas das ruas e avançando pelas aventuras de Pedrinho e a turma do Sítio do Pica-pau amarelo, começavam as etapas da minha jornada. Naquele momento, hoje tão distante, que minha memória insiste em mantê-lo vivo, eu, à frente dos colegas e professoras, na comemoração do Dia da Árvore, declamava: Minha enxadinha trabalha bem. Corta matinhos, num vai e vem. Minha enxadinha vai descansar para amanhã recomeçar. Adeus rocinha!

Naquele dia, junto com meus amiguinhos plantava a pequena muda de uma árvore.

O tempo correu rápido e hoje meus quatro filhos e cinco netos trazem-me à alegria de viver. Cada um deles provoca-me a lembrança de lindos momentos da vida. A sonoridade dos chamamentos “papai” e “vovô” tem um sabor especial e soam como música aos nossos ouvidos. Eles crescem e gostam de ombrear-se conosco para mostrar que já estão mais altos. Pela cabeça deles não passa, certamente, a ideia do peso dos anos. Que acabam até por nos “roubar” alguns centímetros. Ontem, por exemplo, meu neto insistiu em colocar seu pé ao lado do meu para mostrar que já estava calçando tênis do mesmo número.

Nesses dias colho com filhos e netos a seiva que me anima a viver com mais intensidade esta vida.

Hoje avanço mais um degrau nesta caminhada. Estou prestes a completar o ciclo que a sabedoria popular define como importante legado a nos fazer lembrado. Este 15 de julho, dia de meu aniversário, ficará marcado como o dia em que me presenteei com a materialização de um antigo desejo: estou enviando meu livro para a gráfica!

Um prazer especial sinto ao imaginar os netos mostrando aos amigos o meu primeiro livro (espero poder concluir outros já iniciados) e dizendo: este livro foi meu avô Zaga quem escreveu!

Meu livro “Memórias de um Boêmio de Chinelos” tem, inclusive, sua identidade...

Reserve seu exemplar pelo Whatsapp 47 99925 6161.


Sem comentários:

Enviar um comentário