quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Síndrome de Down Estratégias e atividades para ajudar na aprendizagem - Ana Carla Santos - Garanhuns


 






A síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 é uma condição genética que leva a características físicas singulares e predisposição a algumas doenças. Ela é causada por um cromossomo extra no par  21.

As crianças com SD podem ter atraso no desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem, atraso de fala, aumento de peso, deficiência intelectual ou dificuldade em pensar e compreender.

Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, pessoas com síndrome de Down têm personalidade única, estabelecem boa comunicação. Quanto maior o estímulo dado a essas crianças durante a infância, menor o grau de presença dos sintomas.

O suporte oferecido para as crianças com SD deve ser pensado de forma individualizada, ou seja, de acordo com o perfil e dificuldades comportamentais e cognitivas de cada criança. 

Estratégias e atividades para ajudar na aprendizagem da criança:

·         Adaptar o conteúdo ao nível de conhecimento da criança;

·         Usar linguagem simples e clara;

·         Usar gestos e imagens para facilitar a compreensão;

·         Leitura, manuseio de álbuns, contação de histórias, atividades relacionadas a música,  jogos e brincadeiras em família são muito proveitosas;

·         Aproveitar as capacidades atuais da criança, preparando-a assim para atingir atividades mais complexas. As atividades motoras serão indispensáveis;

·         Oferecer atividades para o fortalecimento do pulso e dedos, como por exemplo: alinhavar, seguir tracinhos com o lápis, desenhar, separar, cortar, apertar, construir, etc;

·         Trabalhar a escrita das letras em um tamanho maior;

·         Usar lápis mais grossos ou adaptadores “apoio para os dedos”;

·         Usar um grande leque de atividades e materiais multissensoriais.

A equipe multidisciplinar é muito importante para o desenvolvimento da criança.

Ana Carla Santos

Psicopedagoga – CRPp sindical: 523

Neuropsicopedagoga

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