A
síndrome de Down ou trissomia do
cromossomo 21 é uma condição genética que leva a características físicas
singulares e predisposição a algumas doenças. Ela é causada por um cromossomo
extra no par 21.
As
crianças com SD podem ter atraso no desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem,
atraso de fala, aumento de peso, deficiência intelectual ou dificuldade em
pensar e compreender.
Embora
apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, pessoas com síndrome de
Down têm personalidade única, estabelecem boa comunicação. Quanto maior o
estímulo dado a essas crianças durante a infância, menor o grau de presença dos
sintomas.
O suporte oferecido para as crianças com SD deve ser pensado
de forma individualizada, ou seja, de acordo com o perfil e dificuldades comportamentais
e cognitivas de cada criança.
Estratégias e atividades para ajudar na aprendizagem da
criança:
·
Adaptar o conteúdo ao nível
de conhecimento da criança;
·
Usar linguagem simples e
clara;
·
Usar gestos e imagens para facilitar
a compreensão;
·
Leitura, manuseio de álbuns,
contação de histórias, atividades relacionadas a música, jogos e brincadeiras em família são muito
proveitosas;
·
Aproveitar as capacidades
atuais da criança, preparando-a assim para atingir atividades mais complexas.
As atividades motoras serão indispensáveis;
·
Oferecer atividades para o
fortalecimento do pulso e dedos, como por exemplo: alinhavar, seguir tracinhos
com o lápis, desenhar, separar, cortar, apertar, construir, etc;
·
Trabalhar a escrita das
letras em um tamanho maior;
·
Usar lápis mais grossos ou
adaptadores “apoio para os dedos”;
·
Usar um grande leque de
atividades e materiais multissensoriais.
A equipe multidisciplinar é muito importante para o
desenvolvimento da criança.
Ana Carla Santos
Psicopedagoga – CRPp
sindical: 523
Neuropsicopedagoga
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