quarta-feira, 30 de junho de 2021

ATUALIDADES DO LIVRO “PORTUGUÊS EM PINGOS DE ANÁLISE SINTÁTICA” - Manoel Neto Teixeira


 







Ao manusear alguns títulos da biblioteca do mano Aires Teixeira, nesse domingo 13 de junho de 2021, qual não foi a emoção ao deparar-me com a obra: PORTUGUÊS EM PINGOS DE ANÁLISE SINTÁTICA, de autoria do professor Levino Epaminondas de França (de saudosa memória), do Colégio Diocesano de Garanhuns, edição 1971.

Obra que, pela abrangência e alcance didático está a reclamar uma nova edição, pois interessa a alunos e professores dos três níveis do ensino, conforme sugere na capa: cursos ginasial, colegial, pedagógico, contabilidade, pré-vestibular, concursos públicos etc. O autor foi aluno e professor de línguas (Latim e Português) do próprio Diocesano e demais instituições de ensino de Garanhuns.

O Prefácio da obra é do então diretor do Colégio Diocesano, padre Adelmar da Mota Valença, com data de 07 de março de 1971, tem o seguinte teor, na íntegra:

“Louvores muitos merece o professor Levino Epaminondas de França pela publicação deste precioso livro que traz o sugestivo título de PORTUGUÊS EM PINGOS DE ANÁLISE SINTÁTICA. Foi escrita, certamente, em horas roubadas ao sono, pois são múltiplas as suas ocupações como professor de vários colégios, como advogado e pai de tantos filhos.

Publicando-o, presta um grande serviço aos seus colegas de magistério e, sobretudo, aos alunos que, com mais facilidade, poderão aprender as lições tão úteis deste livro.

Ótimo professor que é, não se limitou a escrever, apenas, lições de gramática, mas, enchendo este livro de frases preciosas, procurou dar, também, lições de Fé, de patriotismo, de gratidão, de formação moral e de otimismo. Revelou, sem querer, nas dedicatórias e nos exemplos que enriquecem este livro, todos os belos sentimentos que traz dentro da alma.

O Colégio Diocesano de Garanhuns que o teve como aluno, que o tem como mestre e amigo, sente-se engrandecido com a publicação deste PORTUGUÊS EM PINGOS DE ANÁLISE SINTÁTICA que, com simpatia, serão recebidos por todos.

Tive o privilégio de ser aluno do professor Epaminondas, início dos anos 60, cadeira de Latim do curso Clássico do Diocesano, ao lado de companheiros inesquecíveis como Jones Figueiredo Alves, Gladstone Vieira Belo, Jodeval Duarte, João Marques, entre outros, que, por ironia ou não do destino, seguiríamos a atividade jornalística nos grandes jornais do Recife.

Além do magistério nos principais colégios de Garanhuns, o professor Levino Epaminondas de França bacharelou-se em Direito e passou a exercer, paralelamente, a advocacia na região, com o brilhantismo de quem sabia usar a palavra e as frases, com toda sua força, na hora certa e no lugar certo, para deleite de quantos o ouviam e aplaudiam.

Chegou a eleger-se vereador à Câmara Municipal de Garanhuns, início dos anos 60, elevando o nível dos debates políticos, ao lado de companheiros igualmente qualificados, do ponto de vista moral e intelectual, como Raimundo de Moraes, Ivo Amaral, Jaime Pinheiro, Uzae Canuto, Ivan Rodrigues, Humberto de Moraes, entre outros, os quais fizeram “uma Câmara de causar inveja a qualquer parlamento do Brasil”.

O seu livro está pronto e reclamando novas edições, procedendo-se, obviamente, às atualizações apenas ortográficas, conforme as últimas reformas da língua pátria, permanecendo inalteráveis as linhas mestras da língua, tal como o próprio autor deixa claro na primeira parte da obra – Da Oração:

“O pensamento é uma fonte poderosa de poder.

O homem pensa, transforma o pensamento em palavras e as palavras em ação, ou trabalho.

Transmitimos a nossos semelhantes os pensamentos, por meio da palavra falada ou escrita.

A ideia é expressa por um pensamento, ou um grupo de pensamentos”.

Ainda nesta primeira parte de sua obra o autor sublinha tipos de oração, classificados de seis maneiras, que permanecem e se projetam ad infinitum:

Afirmativa, negativa, exclamativa, interrogativa, apositiva e imperativa.

Colégios – e não apenas o Diocesano- e faculdades de Garanhuns poderiam se irmanar com vistas a uma nova edição dessa obra, sob novos procedimentos editoriais, vez que a matéria interessa a todos – estudantes e professores. Seria inclusive uma forma de homenagear o autor que tanto contribuiu para o ensino e a cultura do Agreste Meridional de Pernambuco.

(Manoel Neto Teixeira, autor, dentre outras, da obra PINTO FERREIRA – VIDA E OBRA, prêmio da Academia Pernambucana de Letras, categoria Ensaio, edição 2010, é membro da Academia de Letras de Garanhuns). E-mail: polysneto@yahoo.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário