quarta-feira, 1 de setembro de 2021

AGOSTO, DAS GRANDES COMEMORAÇÕES - Manoel Neto Teixeira

 








O mês de agosto, para os brasileiros, é repleto de datas comemorativas e que assinalam feitos e conquistas nos vários campos do conhecimento e manifestações culturais e folclóricas.

São praticamente 30 dias dedicados aos diversos setores e feitos que marcam a história das artes, das ciências e das várias vertentes da sociedade humana. Inclusive grandes tragédias, como a deflagração da Primeira Guerra Mundial e lançamento da bomba atômica de Hiroshima. Para nós brasileiros, o suicídio do presidente Getúlio Vargas, na madrugada-manhã daquele 24 de agosto de 1954.                                                 Não é fácil apontar qual dessas datas é a mais importante. São 30 dias dedicados a fatos, condições, feitos e iniciativas, em âmbito interno e externo:

Primeiro de agosto, Dia Nacional do Selo; 03 – Dia do Capoeirista; 04 – Dia do Padre; 05 – Dia Nacional da Saúde e dos Profissionais da Educação; 06 – Dia Internacional do Escotista; 07 – Dia Nacional do Documentário Brasileiro; 08 – Dia Nacional de Combate ao Colesterol; 09 – Dia Internacional dos Povos Indígenas; 10 – Dia Internacional do Biodisel; 11 – Dia da Televisão, do Estudante e da Criação dos Dois Primeiros Cursos Jurídicos do Brasil – 1827 – e Dia Internacional da Logosofia; 12 – Dia Mundial da Juventude e Nacional das Artes; 13 – Dia do Canhoto; 14 – Dia da Unidade Humana; 15 – Dia da Informática.

A segunda quinzena está assim distribuída: 16 – Dia do Filósofo; 17 – Dia do Patrimônio Histórico; 18 – Dia Nacional do Campo Limpo; 19 – Dia do Historiador, Mundial da Fotografia e Mundial Humanitário; 20 – Dia do Maçom; 21 – Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e Dia Internacional de Recordação e Homenagem às Vítimas do Terrorismo; 22 – Dia do Supervisor Escolar e do Folclore Nacional; 23 – Dia Internacional para Lembrar o Tráfego de Escravos e sua Abolição; 24 – Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, da Infância e Dia do Suicídio do presidente Getúlio Vargas; 25 – Dia do Soldado, Nacional da Educação; 26 – Dia Internacional da Igualdade da Mulher; 27 – Dia do Psicólogo; 28 – Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento e Dia Nacional do Voluntário; 29 – Dia Nacional de Combate ao Fumo e Internacional Contra Testes Nucleares; 30 – Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçados; 31 – Dia do Nutricionista.

Destacamos algumas dessas datas pela importância dos motivos para o contexto histórico, sociocultural e artístico nacional: 01 – Dia Nacional do Selo: foi emitido nesta data o primeiro selo postal do Brasil, segundo país a aprovar o uso dos selos postais; 09 – Dia Nacional dos Povos Indígenas. Em dezembro de 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o Dia 09 como o da reflexão sobre as condições das comunidades autóctones; Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, portanto é móvel.

Dia 09 é o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Trata-se dos primeiros povos a habitar nossas terras, com cultura própria, com papel importante no processo de colonização do Brasil, apesar da violência que os colonizadores praticaram dizimando milhares de silvícolas, eles que foram foco da chamada catequese levado a cabo pelos padres jesuítas que aportaram aqui a partir de 1500. Foram sendo reduzidos e, pelo Censo do IBGE de 2010, representam apenas 0,47% da nossa população.   

            Dia Nacional do Documentário Brasileiro, dia 07, tem o sentido de chamar a atenção para a importância da nossa produção nas várias áreas do saber e das artes, principalmente na área da produção cinematográfica, que está de luto ante o incêndio que destruiu grande parte do acervo da cinemateca nacional, recentemente.

            Dia 11 de agosto é data emblemática para o Brasil, quando o imperador Dom Pedro-I criou os dois primeiros cursos jurídicos, no Lago de São Francisco em São Paulo, e no Mosteiro de São Bento de Olinda, em 1827. A data é dedicada também à televisão, instituída pela lei 10.255, de 09 de julho de 2001; é também o Dia do Estudante e Internacional da Logosofia, ciência que busca o autoconhecimento mediante processo de evolução da própria consciência.

            Outra data igualmente importante – 22 de agosto - é o Dia Nacional do Folclore, conjunto de expressões culturais, cartão-postal da identidade brasileira. São manifestações culturais, crenças, costumes, mitos populares, lendas, música e festas. É considerado um dos mais ricos pela diversificação temática, estudado por pesquisadores e autores de expressão nacional e internacional, como o norte-rio-grandense Câmara Cascudo, com o clássico "Folclore Brasileiro”, com sucessivas edições. Manifestações que abarcam crenças, com seus mitos populares, envolvendo a contribuição dos indígenas, portugueses e africanos. 

            Dia 24 de agosto de 1954: o então presidente da República, o gaúcho Getúlio Dorneles Vargas, se suicida naquela madrugada-manhã desse dia que entrou para história, como ele próprio admitiu em carta-testamento. Vargas foi o principal líder da Revolução de 30, ficando à frente dos destinos do Brasil até 1945, quando é sucedido pelo marechal Eurico Gaspar Dutra, voltando ao poder com o voto direto dos brasileiros nas eleições de 1951. O ato repercutiu dentro e fora do Brasil.

            O Dia do Soldado, 25 de agosto, é data igualmente importante, comemorada pelas Forças Armadas e polícias militares, desde 1923. A data foi instituída em homenagem ao marechal Luis Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias (1803-1880), considerado patrono do Exército Brasileiro. Ele participou das Guerras do Paraguai, da Revolta da Balaiada e da Guerra dos Farrapos.  Além de sua vitoriosa carreira militar, Duque de Caxias participou da vida política, elegendo-se Senador do Império pelo Rio Grande do Sul, sua terra natal, nomeado comandante do Exército e Ministro da Guerra.

            Agosto, para alguns, é “o mês dos desgostos”, por ser um tempo de grandes tragédias, como a primeira grandes guerra mundial e inúmeros fatos e decisões que marcaram a história da humanidade. Como se vê, as comemorações e fatos marcantes para a humanidade são em maior número que os caracterizados pela tragédia.

            (Manoel Neto Teixeira é autor, dentre outras, da obra GARANHUNS, ÁLBUM DO NOVO MILÊNCIO 91811-2016), membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, Cadeira 44). E-mail: polysneto@yahoo.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário