quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Templo sagrado de luz e saber - Ivo Tinô do Amaral



Recebi com alegria o convite para participar das comemorações alusivas aos 106 anos do Colégio Diocesano de Garanhuns e, com um aperto no coração, não poderei estar presente das solenidades comemorativas por estar me resguardando dessa pandemia, do alto dos meus 87 anos.

Grande parte desses anos foram dedicados ao Gigante da Praça da Bandeira, como chamávamos até alguns anos passados, a instituição a qual cheguei criança, trazido da localidade Salobro, no então distrito de Lajedo, pelo meu Pai Ismael Tinô e meu tio Bispo de Niterói - Rio de Janeiro, Dom João da Mata Amaral, fui entregue ao jovem Padre Adelmar da Mota Valença para ser aluno do internato do Colégio, em 8 de fevereiro de 1946.

Estudei, brinquei, desfilei, formei-me como aluno e como pessoa, depois voltei como Presidente da associação de ex-alunos para retribuir a quem me deu tanto e continuo assim fazendo dentro das minhas limitações até hoje.

Os anos se passaram e o padre se tornou monsenhor, depois encontrou o Pai Criador e virou nome de Praça, a criança se fez homem e admirador desse educador que só pensou em melhorar a vida dessas crianças. Evidentemente tenho saudades dos colegas, dos meus professores, dos amigos que fiz nessa jornada - alguns deles nem mais cá estão - mas nesse lapso temporal vivi grandes momentos e sei que a vida é assim...

O país e o mundo mudaram, as pessoas passaram, mas a instituição e seu lastro de ética, honradez e ensino de ponta permaneceram. Sob os olhares do Monsenhor Adelmar passaram as trajetórias de muitos meninos, e hoje, sob as marquises do Diocesano vemos os caminhos de meninos e meninas, jovens que enchem de orgulho nossa terra e o Colégio que amamos.

Eles são nosso futuro... e se a história se repete, que eles sejam felizes como fui. E que tenham um futuro brilhante, honrando as tradições e ensinamentos que nos guiaram por mais de um século.

Que Deus abençoe nossa comunidade cristã, os funcionários abnegados, professores, pais e alunos e ex-alunos e, ainda, ao nosso Bispo Dom Paulo Jackson, por manter viva a história de tradição, em um "novo" colégio! Ao novo Diretor Padre Aldo Mariano, nosso reconhecimento pelo esforço para que o Diocesano volte aos bons tempos.

Parabéns ao Colégio Diocesano pelos 106 anos dedicados à ciência e fé!

Abraços a todos,


Garanhuns, 12 de Outubro de 2021.








Sem comentários:

Enviar um comentário