sexta-feira, 12 de março de 2021

Migalhas na toalha - Ánton Passaredo

 Morava em casa modesta. Dessas encontradas nos bairros mais afastados do centro “em Vila de Polaco” como diziam os moradores de áreas nobres de Curitiba. Sempre fora solteiro.

A casa de Petroski César Beszczynski era de madeira, com sala na parte da frente, dois quartos, um só banheiro e uma copa-cozinha com espaço generoso. Por ser a casa levantada do solo, em razão da umidade, dali da cozinha podia observar a parte de trás do terreno onde plantara há muito tempo uma alameda central de limoeiros. Assim fizera porque eles não cresciam muito e com isto podia ver a paisagem derramada abaixo do terreno situado numa pequena elevação. A vida de Petroski poderia ser resumida àquela copa-cozinha, onde havia o velho rádio herdado do seu avô e o relógio de parede de madeira escura. Nenhum retrato na parede havia. Era um solitário, com hábitos simples, repetidos diariamente.

Estava lavando a louça do café da manhã, somada a louça da janta do dia anterior, quando ouviu pequeno barulho próximo. Virou a cabeça, olhou por sobre o ombro, nada percebeu. O barulho parou de repente, mas logo aquele som voltou, após ele ter se concentrado na lavagem dos talheres. Novamente virou a cabeça e desta feita percebeu movimento sobre a mesa.

̶̶̶ ̶̶  Ei, o que é isto?

Para sua surpresa, pequenas galinhas  ̶̶ ̶  dúzia e meia, talvez duas dúzias  ̶ ̶  sobre a toalha, ciscando migalhas, "falando" uma linguagem que ele conseguia entender. Num instante uma delas dirigindo-se a Petroski, disse:

̶ ̶  Escuta, meu caro, você come pão de terceira, queijo de segunda e toma suco enlatado. Isto é muito ruim. Nós, galinhas de toalha, temos de nos submeter a comer essas migalhas. Vê se melhora sua refeição! Precisamos viver dias mais nutritivos.

̶ ̶  O quê que é isto!!!?  ̶ ̶  repetiu Petroski estarrecido. E emendou  ̶ ̶  Onde já se viu, galinhas cacarejarem uma fala dessas. O pior, intimando-me a mudar minha alimentação.

E a galinha líder continuou:

̶ ̶  Se você, Petroski, não mudar seus hábitos alimentares, preferimos permanecer como galinhas de toalhas dobradas, guardadas no tugúrio de gavetas. Preferimos a convivência de outras toalhas que também têm bichanos animados e divertidos, mesmo no escuro.

"Só me faltava esta. Ser repreendido por galinhas de toalha."

̶ ̶   Escuta aqui ô penosas! Vocês vão se catar! Eu deixava esta toalha direto sobre a mesa porque achava bonito o desenho de vocês nela. Quando deitadas vocês têm um colorido engraçadinho e juvenil. Mas diante desta intimidação, sabe o que vou fazer? Vou tocar fogo nesta toalha. Antes vou esmigalhar algumas de vocês.  ̶ ̶   E levantou o braço para dar uma porrada na mesa.

Foi então que as galinhas saltaram da mesa, saíram em disparada para a varanda, depois para o terreno, aproveitando que a porta da copa-cozinha estava aberta. Petroski, admirado, sentou-se na cadeira, ficou apreciando a correria das galinhas pelo terreiro. Mas rapidamente levantou-se, juntou as duas mãos ao lado da boca e gritou:

̶ ̶  Ei, Voltem! Voltem! Nada vai acontecer!

As galinhas então pararam a corrida, juntaram-se no meio do terreiro, entre a alameda de limoeiros e passando uma sobre as outras as suas asas formaram um círculo e a líder perguntou à assembleia  ̶  Então, voltamos ou não voltamos?

Sem comentários:

Enviar um comentário